domingo, 18 de setembro de 2011

Mensagem da Semana

“A escola dos nossos sonhos só será possível quando todos os educadores tiverem consciência de que não basta apenas criticar, é preciso em premissa maior, vestir a camisa de sua profissão com total responsabilidade”.

Roberto Giancaterino

sábado, 27 de agosto de 2011

Síndrome tecnológica: ortopedistas alertam para uso excessivo de smartphones e laptops

Melhor forma para prevenir o incômodo é fazer o uso racional dos aparelhos, seja na casa ou no trabalho
 
Para quem costuma enviar dezenas de torpedos diariamente para amigos, parentes ou chefes, as chances de desenvolver um novo mal, típico do mundo moderno, é alta. Comum em viciados em SMS ou e-mails pelo celular, a Síndrome do Polegar de BlackBerry (BlackBerry Thumb Syndrome), referência ao aparelho telefônico do mesmo nome, é alvo de estudo — e também de preocupação — de ortopedistas mundo afora.

No Hospital Kaplan, na cidade de Rehovot, em Israel, aumenta a cada dia o número de viciados em torpedos atendidos com inflamações nos polegares que, se não são tratadas, podem danificar os tendões e as articulações da mão inteira, causando tendinite ou artrite prematura. A emergência do hospital tem recebido, nos últimos meses, dezenas de jovens com as mesmas reclamações: dor na mão, polegar inchado e sensível ao toque. Depois de examinados, eles têm o mesmo diagnóstico: inflamação nos dedos causada pela ação de teclar repetitivamente nos celulares. Todos os pacientes admitiram que enviam dezenas (ou  centenas) de torpedos ou e-mails pelo celular diariamente. O mais jovem deles tinha 12 anos.

Segundo Osvandré Lech, presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), a informação de dor e de diminuição do desempenho são, por si só, evidências do quadro. O médico diz que a melhor forma para prevenir o incômodo é fazer o uso racional dos aparelhos, seja na casa ou no trabalho.

— O exagero faz parte do quadro e a legislação em vigor determina que exista um período de repouso de 10 minutos a cada 50 minutos de trabalho. Quando se trata de lazer, vale a mesma regra — informa o especialista.

Quando os dedos são frenéticos
:: Laptops
O uso indiscriminado desses aparelhos atinge principalmenteos membros superiores e as costas, e vão desde dores localizadas até inflamações, que se não forem tratadas podem evoluir para quadros clínicos graves. O conjunto de sintomas causados ou agravados pelo seu uso prolongando recebe o nome de laptotite.

Para compensar a postura inadequada na utilização desses aparelhos, é recomendado o fortalecimento e alongamento dos músculos, o controle do tempo de uso e, se possível, a compra de teclado e mouse  separados para serem usados no laptop, que diminuem o esforço das articulações.

:: Tablet
Objeto de desejo para os amantes da tecnologia, este computador, sem mouse ou teclado, exige constantes toques na tela. O aparelho não possui suporte, o que dificulta ainda mais o manuseio. E o simples hábito de segurar o tablet causa cansaço nas mãos, braços e ombros.

Se a posição for mantida estática por um período de tempo prolongado, as dores podem dar lugar às lesões. Tente encontrar uma posição mais confortável para o corpo durante o uso dos tablets, com atenção para os momentos de pausa, de preferência a cada hora.

:: Smartphone
O aparelho não oferece dimensões físicas confortáveis para o uso: o teclado pequeno acaba por limitar o  uso das mãos, e os dedos polegares são os que mais sofrem. O usuário desse tipo de aparelho pode desenvolver dores nas articulações dos polegares e nas mãos.

O tratamento para a Síndrome do Polegar de Blackberry envolve fisioterapia e, em casos extremos, intervenção cirúrgica. Tente não tornar seu uso um vício.

 
CADERNO VIDA ZH
 

domingo, 14 de agosto de 2011

Pensamento da Semana!

Ser ou Ter?

Nossa correria diária não nos deixa parar para perceber se o que temos já não é o suficiente para nossa vida.
  
Nos preocupamos muito em TER: ter isso, ter aquilo, comprar isso, comprar aquilo.
Os anos vão passando, quando nos damos conta, esquecemos do mais importante que é VIVER e SER FELIZ!

Muitas vezes para ser Feliz não é preciso Ter, o mais importante na vida é SER. As pessoas precisam parar de correr atrás do Ter e começar a correr atrás do SER: Ser Amigo, Ser Amado, Ser Gente.

Tenho certeza de que, quando SOMOS, ficamos muito mais Felizes do que quando Temos.

O SER leva uma vida para se conseguir e o Ter muitas vezes conseguimos logo. O SER não se acaba nem se perde com o tempo, mas o Ter pode terminar logo.

O SER é eterno, o Ter é passageiro. Mesmo que dure por muito tempo, pode não trazer a Felicidade... E é aí que vem o vazio na vida das pessoas...

Por isso, tente sempre SER e não Ter. Assim você sentirá uma Felicidade sem preço! Espero que você deixe de cobrar o que fez e o que não fez nos últimos anos e que você tente o mais importante:

SER FELIZ

Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias

http://www.eca.usp.br/prof/moran/inov.htm

sábado, 6 de agosto de 2011

Pensamento do Dia!

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

Rubem Alves

Rubem Alves

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Pensamento do Dia!

Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar. Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder. Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos. Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança.

Paulo Coelho

domingo, 31 de julho de 2011

Pensamento do Dia!

" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."
( Rubem Alves )

domingo, 17 de julho de 2011

Como escolher um curso à distância sem correr riscos

Ao mesmo tempo que aumentam a procura e a oferta de Educação à Distância (EAD) no país, crescem também as dúvidas e as preocupações entre os estudantes interessados nessa modalidade de ensino. Muitos temem fazer uma escolha equivocada, por isso a importância de prestar atenção nas dicas de especialistas ouvidos pelo caderno Vestibular de Zero Hora.
Para o secretário de EAD da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Sérgio Franco, o primeiro passo é verificar se a instituição e seus polos presenciais estão regularizados junto ao Ministério da Educação (MEC). A informação pode ser conferida no site siead.mec.gov.br. Também vale a pena conversar com outros alunos e buscar informações sobre o curso nas páginas das universidades, onde deve-se observar a metodologia utilizada. Franco alerta que uma boa graduação à distância deve incluir mecanismos efetivos de interação entre o professor e o aluno, para explicações sobre os conteúdos.
– A pessoa precisa se perguntar se ela tem o perfil adequado ao método de ensino oferecido. Nem todos se encaixam – indica o secretário.
O sucesso dos estudos depende de muita disciplina e organização, pois não há horários de aula pré-estabelecidos. Engana-se quem pensa que isso facilita a obtenção do diploma – o estudante deve se dedicar bastante e, sem organização, pode acabar acumulando trabalho e perdendo prazos. Gerente de EAD da Unisinos, Carlos Eduardo Sabrito lembra a importância de se informar sobre as avaliações do MEC e a qualificação do corpo docente. Algumas
instituições, diz, permitem à pessoa interessada testar os ambientes virtuais disponibilizados no curso antes de tomar a
decisão.
– As graduações mais procuradas na modalidade à distância são Pedagogia, Administração e Serviço Social. Os cursos de especialização também estão em alta, devido ao interesse do meio empresarial – afirma Sabrito.
>>> Leia também:
Cinco ideias para entender a EAD
Qual a legislação que regula a educação à distância?
No Brasil, as bases legais para a modalidade de educação à distância foram estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei nº 9.394/96). Essa modalidade é regulada pelos decretos 5.622/05, 5.773/06 e 6.303/07, e pelas portarias normativas 40/07 e 10/09.
Como saber se a instituição é credenciada pelo MEC?
Você pode verificar a regularidade da instituição acessando o Sistema de Consulta de Instituições Credenciadas para Educação à Distância e Polos de Apoio Presencial (Siead), no site siead.mec.gov.br
Como identificar uma instituição de EAD idônea e de qualidade?
✔ Verifique se ela está formalmente credenciada pelo MEC no caso de cursos superiores
✔ Consulte no sistema do MEC (siead.mec.gov.br) se os polos de apoio presencial também estão regulares
✔ Informe-se sobre a existência de denúncias graves ou irregularidades na instituição desejada
✔ Consulte estudantes da instituição para averiguar se há algum problema na oferta e no andamento dos cursos
Como escolher um curso à distância?
✔ Visite o polo de apoio presencial onde você participará das atividades presenciais obrigatórias, veja se o ambiente é
apropriado, se há biblioteca e laboratórios (se o curso exigir)
✔ Informe-se com alunos atuais e egressos
✔ Verifique a instituição responsável, sua idoneidade e reputação, bem como dos coordenadores e professores do curso
✔ Confira ou solicite informações sobre a estrutura de apoio oferecida aos alunos (suporte técnico, apoio pedagógico,
orientação acadêmica)
✔ Observe ainda a metodologia de ensino da instituição, as tecnologias usadas, o tipo de material didático disponível, as variedades de interação oferecidas e o tempo que se leva para responder às dúvidas
Como se dá a relação professor-aluno?
Eles interagem por e-mail, programas de mensagens instantâneas, chats. Além disso, de acordo com cada curso, ocorrem encontros presenciais para tirar dúvidas, entregar trabalhos, fazer provas.
Quais são as características que um estudante de EAD deve ter?
Disciplina, comprometimento, organização. EAD exige que o aluno se vire bem sozinho, sem ter alguém o cobrando o tempo inteiro. Nem todos têm o perfil necessário. O aluno precisa avaliar suas próprias características antes de optar por um curso desse tipo.
O que é um polo de educação à distância?
Também chamado de polo de apoio presencial, é o local devidamente credenciado pelo MEC, no país ou no Exterior, próprio para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e
programas ofertados à distância. É no polo que o estudante terá as atividades de tutoria presencial, laboratórios, biblioteca, teleaulas e avaliação (provas, trabalhos) e poderá utilizar toda a infraestrutura tecnológica para contatos
com a instituição ofertante.
Quais são os pontos positivos da EAD?
✔ Incluir pessoas portadoras de deficiências que não podem frequentar aulas presencialmente
✔ Dar chance para aqueles que moram em lugares isolados
✔ Beneficiar pessoas que trabalham e não podem frequentar aulas presenciais em horários tradicionais
✔ Permitir que estudantes em qualquer lugar do país participem de cursos de graduação e pós-graduação oferecidos por instituições de grande reputação acadêmica
A procura pela EAD no Brasil tem mesmo aumentado?
Sim. Segundo dados do MEC, em 2005 foram 233,6 mil inscrições e, em 2009, esse número chegou a 665,8 mil.
As empresas preferem profissionais formados em cursos presenciais?
Ainda existe preconceito, mas o mercado de trabalho vem entendendo que a pessoa com EAD desenvolve habilidades
importantes e valorizadas, como autonomia para resolver problemas, responsabilidade, organização, disciplina e
percepção para analisar e filtrar informações.
Como é o cenário mundial da EAD?
Em países da Europa, por exemplo, os cursos à distância são mais antigos e bem valorizados no mercado de trabalho. As empresas já identificam funções mais adequadas para profissionais formados em EAD, como aquelas que exigem autonomia e organização.
Cursos com disciplinas técnicas, como Engenharia, podem ser oferecidos à distância?
Sim, mas o maior desafio é quando o curso exige um laboratório. Nesses casos, os polos presenciais precisam estar equipados para formar o aluno adequadamente. Observe se a instituição já tem tradição no ensino presencial e se é
reconhecida por suas graduações de boa qualidade. Universidades respeitadas não vão arriscar estragar sua imagem com cursos ruins.
Fontes: Ministério da Educação (MEC), site da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), Sérgio Franco, Secretário de EAD da UFRGS, e Carlos Eduardo Sabrito, gerente de EAD da Unisinos
·